A Cidade

.

Clique aqui para abrir serviço.




                    São Pedro dos Crentes é um município brasileiro no interior do estado do MaranhãoRegião Nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Sul Maranhense e à Microrregião de Porto Franco e sua população estimada em 2015 era de 4 563 habitantes.

Como fonte de renda tem por base a agricultura e pecuária, destacando se a exportação interestadual de bovinos de corte e a produção de alimentos. Uma terra fértil banhada por vários rios tendo como destaque o principal curso d´água Rio Farinha onde faz fronteira com o município de Feira Nova do Maranhão e o Rio Ribeirão da Mata onde faz fronteira com o município de Estreito-MA sendo o terceiro menor município do estado.

Anualmente a IEAD realiza um grande Congresso Evangélico, visando a pregação do evangelho, onde são três dias de festa, sedo uma das maiores da Região, e com isso aumenta o turismo de negocio na cidade.

História da Cidade.

No início do século XX havia um pequeno povoado as margens do Rio Farinha e Riacho Santa Rosa, mas devido às doenças (originadas da grande quantidade de mosquitos provenientes da mata que ali havia) que se tornavam constantes nas crianças e as mesmas não resistiam, os habitantes começaram a mudar-se para outras terras e o dono chamado de Eliziário de Castro, vendeu as terras para Antonio Libano, e mudou se também.

Na década de 40 fundou-se uma Igreja Evangélica Batista no que sobrara do povoado de São Pedro, sendo uma das primeiras a se converterem a irmã Terezinha e sua mãe Maria Libania e alguns anos mais tarde apareceu pregando sobre o pentecostes o missionário João Jonas, neste momento a irmã Terezinha e sua mãe novamente se converteram a nova doutrina e neste momento as pessoas que ainda eram católicas na terra de São Pedro se converteram e passaram a congregar na Assembleia de Deus.

O missionário João Jonas com outros irmãos também pregavam na região do Tocantins e no Piauí, trazendo muitos irmãos do Piauí para São Pedro fundando um povoado inteiramente de crentes, fazendo que a terra de São Pedro fosse conhecida como São Pedro dos Crentes.

Em 1994 o povoado foi transformado em sede de um município, o de São Pedro dos Crentes, que se encontra na região da Serra da Mesa e ao sul da Serra da Cinta e onde nascem o Rio Grajaú e Mearim, principais rios do centro do Maranhão.

Hoje São Pedro dos Crentes ainda recebe uma influencia muito forte dos preceitos religiosos evangélicos, e é composto em sua maioria por pessoas originariamente do Maranhão, piauienses, pernambucanos entre outros estados nordestinos e seus descentes.

Ir para serviço

Prefeito

População

4 563

Visite-nos

Ver no Mapa